
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém a sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pessach, cujo significado é passagem. E páscoa é muito importante para os cristãos pois celebra a ressurreição de Cristo.

O dia seis de Janeiro, de há dois mil e nove anos atrás, foi o dia em que os reis magos chegaram à gruta onde Jesus nasceu.
Os reis Baltazar, Belchior e Gaspar levaram três presentes: mirra, ouro e incenso. Para lá chegar, os três reis magos seguiram a estrela do Oriente.
Apartir daí, todos os anos nesta data comemora-se a tradição do dia de Reis . Na nossa ilha comemoramos esta data comendo bolo-rei, que é um tradição vinda do Continente. Este bolo é circular, leva frutos secos e frutas cristalizadas que simbolizamos diamantes e as pedras preciosas das coroas dos reis. É costume, também, um grupo de pessoas juntar-se para cantar, de porta em porta, as Janeiras e desejar um bom Ano Novo. Os donos da casa convidam-nos para entrar e doces e bebidas.
A Promessa de Natal
Vi um camião cheio de árvores de Natal e cada uma tinha uma história para contar. O motorista colocou-as em fila e ficou à espera que as pessoas as viessem comprar. Pendurou umas luzinhas brilhantes e uma placa em que se podia ler em encarnado: |
|
Quando o homem se servia de chocolate quente duma garrafa térmica fumegante, uma mãe, um pai e um menino pararam o carro apressados e começaram a procurar a árvore mais bonita de todas. |
(in “Terra do Nunca”, Ano 3, N.º 201, DEZ00 – História de Howard D. Fencl) |